Translate

terça-feira, 23 de julho de 2013

Manjericão ou Alfavaca



História : Não é por acaso que provençais e italianos chamam ao manjericão "erva rainha.Foi largamente cultivado por gregos e egípcios e é ainda, nos nossos dias, ali, objecto de culto, acreditando-se que "protege o corpo para a vida e para a morte". Fez parte do imaginário popular de gregos e romanos que o consideravam símbolo do erotismo e do funerário. Começou por ser planta ornamental mas é sem dúvida, a mais aromática das ervas usadas na alimentação. Nos dias de hoje é impensável um prato de massa ou tomate sem o aroma ou o gosto do manjericão Aromatiza alguns dos pratos mais emblemáticos de cozinhas tão importantes como a tailandesa, a italiana e a provençal. Nós e os espanhóis, usamo-lo, por imitação, na cozinha italiana. Não era desconhecido, apenas não ousávamos levá-lo à mesa. Falando de manjericão, nunca será demais lembrar a sua enorme sensibilidade ao calor usar sempre no final das preparações e não o expor ao calor forte do lume ou do forno, mais do que alguns segundos. Além dos usos clássicos, aromatização de sopas de legumes e condimentar massas, são múltiplas as utilizações do manjericão na cozinha dos nossos dias.

Utilização: Rasque as folhas frescas e junte-as a saladas e pratos de massa ou tomate . O gosto pode alterar-se se a planta estiver muito tempo ao lume . As folhas , consumidas frescas com alimentos frios , auxiliam a digestão .

Caracterização :  Planta anual e delicada . Atinge 45cm de altura e 30 cm de amplitude. Cachos de pequenas flores brancas e cilíndricas . Surgem no Verão e libertam o maravilhoso perfume característico do manjericão . As folhas são verdes , ovais pontiagudas e muito aromáticas quando esmagadas .

Localização : Proveniente da Índia

Cultivo: Prefere o clima quente e locais sombreados, com muita luz natural mas sem incidência solar direta. Regar quando o solo estiver seco. O solo deve ser, bem drenado e rico em matéria orgânica: 


Sem comentários:

Enviar um comentário