Translate

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Louro ( Laurus nobilis)


História : A planta representa desde épocas remotas o triunfo. Os imperadores romanos e os comandantes das legiões eram coroados com ramos de louro. A prática foi herdada dos gregos, que confeccionavam coroas para premiar os atletas e os heróis. O termo “laureado” explica exatamente isto: coroado com louros. As suas qualidades de tempero e efeito digestivo foram reconhecidas por volta da mesma altura. Na Idade Média, por exemplo, serviam-se figos assados em folhas antes de um banquete sumptuoso.

Caracterização :  Varia entre 5 e 10 m, mas pode atingir até 20 m de altura. As  folhas são vistosas, coriáceas e com odor muito característico, por isso são muito usadas na culinária

Localização  :   Ásia Menor, região do Mediterrâneo

Utilização: O louro é talvez a erva aromática mais utilizada na gastronomia portuguesa. Muito recomendada em estufados, sopas e molhos, pode utilizar-se ainda em marinadas, caldos de peixe, recheios e pratos de caça. As folhas de loureiro ou louro , muito usadas em culinária auxiliam  a digestão sobretudo da carne . Podemos ainda utilizar uma folha para colocarmos junto a farinha ou ao arroz para afastar o gorgulho.


Sem comentários:

Enviar um comentário