Translate

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Abrótano


Localização: Originário da Ásia ocidental e região do Mediterrâneo, tradicionalmente uma erva hortícola, entretanto propagada pelo mundo inteiro.   

História: Já na antiga China o Abrótano era aplicado em casos de infecções ou queimaduras da pele. Na antiguidade era usado como repelente de insectos e no século XIX as pessoas tentavam proteger-se de doenças contagiosas, como tifo, com pequenos ramos de abrótano. Dizia-se que quando colocada debaixo da almofada, a erva magica protegia dos feitiços quem dormia.

Aplicação: Os rebentos frescos (folhas e caules) podem ser cortados a partir do inicio do verão, até pouco tempo antes da floração. Para efeitos de secagem, os rebentos são cortados inteiros pouco tempo antes da floração.

Culinária: Hoje em dia, o abrótano perdeu a sua importância, apesar de pequenas quantidades das folhas com o seu aroma acre e amargo combinarem muito bem com saladas, molhos, peixe ou pratos de cozinha italiana. Pratos com elevado teor de gordura como assados tornam-se mais assimiláveis com o abrótano.

Saúde: Um chá de folhas frescas ou secas fortalece o estômago, melhora as funções do fígado e ajuda em caso de bronquite crónica.


Sem comentários:

Enviar um comentário