Translate

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Conceito de Cozinha

Local reservado à confecção de alimentos. Os primeiros vestígios de cozinha (compartimento distinto da casa) aparecem por volta do século V A. C.

Na Antiguidade, o local onde se comiam as carnes e os legumes é também um altar de culto dos deuses domésticos.

As cozinhas Romanas eram constituídas por grandes compartimentos bem equipados, com cisternas, pias de despejos, forno para o pão, cavidades adaptadas como mesa de trabalho, tripés, etc...

Na Idade Media, a cozinha era constituída por compartimentos enormes e bem apetrechados, com uma ou mais chaminés; tinham também imensos anexos. Nas casas burguesas e nas quintas a cozinha era o local onde se comia.

A Renascença trouxe à arte culinária uma verdadeira revolução, nomeadamente no reinado de Luís XV. As cozinhas das casas mais importantes eram luxuosas, onde imperava a ordem e a limpeza.

No século XIX, com o surgimento do trem de cozinha e do fogão, as cozinhas foram sendo transformadas em verdadeiros laboratórios. É um compartimento isolado do resto da habitação com entrada própria.

No século XX o progresso da iluminação e o aparecimento dos aparelhos refrigeradores e de congelação revolucionam a cozinha.



Sem comentários:

Enviar um comentário